Câmara Municipal de Vereadores de Montes Altos solicita apoio da Secretaria de Saúde do Maranhão para combater infestação de caramujos africanos.

Nesta terça-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Altos enviaram um comunicado urgente à Gestora Regional de Saúde de Imperatriz, Valéria Macedo, alertando sobre uma alarmante infestação de caramujos africanos no município. A presença desses moluscos invasores foi constatada em diversos pontos do centro da cidade e também na Vila Angical.

As autoridades locais solicitaram a intervenção imediata da Secretaria de Saúde do Maranhão para lidar com essa situação preocupante, que representa uma ameaça à saúde pública. Os caramujos africanos são conhecidos por serem portadores de parasitas que podem causar desde infecções até doenças mais graves, como a esquistossomose e meningite, podendo até levar à morte em casos de complicação.

Os caramujos africanos se reproduzem rapidamente e resistem bem a diferentes ambientes, o que dificulta sua eliminação.

Por isso, é importante tomar medidas urgentes de controle e prevenção, como a limpeza dos locais afetados e a educação sanitária, para alertar a população sobre os riscos desses moluscos em áreas urbanas.

Essa é uma situação crítica que demanda a união efetiva da Câmara Municipal, Prefeitura e Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão para sua resolução. A colaboração conjunta é essencial para implementar medidas abrangentes e eficazes que garantam a segurança da população frente a essa ameaça de saúde pública.

• 30/04/2024